domingo, 19 de dezembro de 2010

O Verdadeiro Zumbi


Zumbificação por Tetrodotoxina

Zumbis existem?

Sim.

Hoje não mais, mas por muito tempo eles foram parte importante da religião vodu.
Era uma espécie de magia que o feiticeiro realizava através de uma poção que fazia a pessoa morrer para, depois voltar à vida como escravo daquele que o enfeitiçou.

Zumbis são mortos que voltaram à vida?

Não!

Aí que está o charme da história. Essa poção criada pelo feiticeiro vodu, entre outras coisas incluía uma boa dose de tetrodotoxina, um veneno neurotóxico presente em algumas espécies de rãs e no peixe baiacu.
Fugu - espécie de baiacú que produz tetrodotoxina

A grande propriedade desse veneno é causar em quem o ingere uma morte aparente; os batimentos cardíacos ficam lentos, quase imperceptíveis, o que desacelera também a respiração, e as pupilas dilatam. Desta forma, sem o auxílio de aparelho médicos, a pessoa era dada como morta e enterrada.

O feiticeiro então dava essa poção para seu desafeto misturada com alguma bebida ou comida para que não fosse percebia. Passado um tempo o veneno fazia efeito e todos achavam que a vítima estava morta.

Pingo-de-Ouro - espécie de rã que produz tetrodotoxina
Depois, na calada da noite, com outra “magia”, o feiticeiro administrava outra poção, onde continha o antídoto que reanimava o “morto”, porém como a oxigenação do cérebro ficava comprometida durante alguns dias, entre a morte, velório e sepultamento, a pessoa voltava a si com graves seqüelas neurológicas, ficando assim meio “lesada”.

Apesar da capacidade mental da vítima ficar reduzida, ela ainda era capaz de executar pequeas tarefas mecânicas e obedecer comandos simples, o que permitia ao feiticeiro usar seus zumbis como escravos na lavoura ou em trabalhos domésticos.

Portanto, não precisa temer se encontrar com um zumbi andando por aí, ele não vai tentar comer seu cérebro, pode no máximo babar na sua roupa... Nojento, porém real.
molécula de tetrodotoxina

Caso esteja com seu espanhol em dia, confira uma explicação técnica no vídeo abaixo:

Fontes:

Nenhum comentário: