terça-feira, 25 de maio de 2010

Pega na Mentira! Especial GRIPE

Virus da gripe (influenza) - representação digital

Mitos e Verdades sobre a gripe

Gripe é diferente de resfriado?

Verdade. “A gripe é causada pelo vírus Influenza e sintomas como febre, cefaléia, tosse e grande mal estar costumam acompanhar o quadro”, explica Dr. César Augusto B. Duarte. Já o resfriado é causado por vários vírus diferentes e os sintomas são dor de garganta, coriza mal estar menos acentuado.

Sair de cabelo molhado pode causar gripe?

Mito. A princípio o cabelo molhado não influencia para se contrair gripe.

Tomar sorvete ou líquidos gelados contribui para dor de garganta e gripe?

Mito. Não há nenhuma relação cientifica que comprove. Porém é importante a auto-observação. É preciso diferenciar um resfriado de uma manifestação alérgica.

Remédios fabricados especificamente para a gripe são eficazes?

Em partes. Remédios para a gripe aliviam os sintomas, mas não curam. A infecção viral pode ser evitada através da vacinação contra a gripe antes de ficar doente.

Misturas caseiras como chás, mel e alho curam a gripe?

Mito. Assim como os remédios, elas causam apenas alívio dos sintomas e mais conforto, mas não curam.

Tossir quando estamos gripados faz bem?

Verdade. Quando a tosse estiver eliminando catarro purulento, ela não deve ser inibida, pois é uma forma de se livrar deste. Em casos de tosse seca, deve-se procurar diagnóstico adequado e, se necessário, fazer uso de substâncias para impedi-la.

Em resumo: o que faz você pegar gripe ou resfriado é o contato com os vírus que os causam, portanto prevenir é o melhor remédio para não passar o inverno sob o cobertor assoando o nariz.

Fonte: expressa comunicação

Nenhum comentário: