quarta-feira, 12 de maio de 2010

Dúvida Cruel:

Ovos om duas gemas geram dois pintinhos?


Essa dúvida surgiu hoje durante uma explicação sobre os seres ovíparos.

Uma de minhas alunas falou que quando ocorrem duas gemas nenhuma delas vinga.

Como eu não sabia a resposta de imediado fiz o que todo bom curioso faz: pesquisei, e no site da Mundo Estranho enconrei a explicação mais completa e coerente que reproduzo abaixo:

"Em tese, ovos com duas gemas poderiam gerar dois pintinhos, mas o que se vê na prática é que nenhum dos dois sobrevive. Isso acontece porque a câmara de ar dentro do ovo - essencial para completar o ciclo pulmonar dos pintinhos - é pequena demais para os dois. 'Como nessa câmara só há espaço para a cabeça de um deles, em 99% dos casos os dois acabam morrendo', afirma o zootecnista Edvaldo Garcia, da Unesp.

A tal câmara de ar é um espaço entre a membrana que reveste internamente a casca do ovo e outra membrana que envolve o pintinho. Na fase final do seu desenvolvimento, o filhote usa o bico para furar a película que o protege e passa a respirar o oxigênio existente na câmara. A dupla gestação é resultado de uma irregularidade do ciclo hormonal das galinhas. O órgão reprodutor das aves tem formato parecido com um funil. A gema, onde está o óvulo, solta-se do ovário e cai no "funil", onde encontra a clara. Quando a irregularidade hormonal ocorre, duas gemas são liberadas pelo ovário.

Na parte final do órgão reprodutor, gema e clara são embaladas pela casca, formando então o ovo."

Nenhum comentário: