terça-feira, 23 de março de 2010

A Nova Pirâmide Alimentar




As coisas mudam, e a cada nova descoberta da ciência corremos atrás de nos adaptarmos ás novidades.

Não é bem uma novidade, mas a pirâmide alimentar que conhecíamos mudou já faz um tempo, e a nova está bem mais completa.

Essa mudança partiu do princípio de que hoje é sabido que nem todo carboidrato é santinha e nem toda gordura é o capeta em forma de lipídio.
Os carboidratos ainda estão na base da pirâmide, mas agora vemos uma ênfase nos carboidratos integrais (pão, farinha, arroz em sua forma integral), enquanto os refinados e com alta concentração de amido foram jogados para o topo da pirâmide, em companhia dos doces e açúcares.

Salvaram do balaio das gorduras o azeite e demais óleos vegetais, passando a figuram também na base, sendo recomendado seu consumo diário (mas fique de olho nas calorias).

Também observamos que ao pé da pirâmide temos estimulado o consumo de água e a prática de exercícios, afinal de nada adianta uma dieta exemplar se você leva uma vida sedentária.

Outra mudança significativa é quanto à carne vermelha, rica em gordura saturada em sua maioria, que saiu do grupo das proteínas saudáveis e agora faz companhia para as demais gorduras saturadas.

Para conferir a nova configuração da pirâmide alimentar é só clicar na imagem acima para obtê-la em alta resolução.

Se quiser saber mais, pode consultar a fonte dessa matéria no site da Scientific American Brasil

2 comentários:

DanielMagno disse...

Alcool ta na pirâmide? O.o

Dimas disse...

Daniel.
A pirâmide abrange todos gêneros alimentícios disponíveis.
Se você prestou bem atenção, o álcool não está NA pirâmide, mas AO LADO dela, portanto é um ítem OPCIONAL, e se você prestou mais atenção ainda, está escrito abaixo: "consuma com moderação".
Já foi provado que determinadas bebidas alcoólicas têm sim seu valor nutricional e benefícios para o organismo.
Algumas como o vinho tinto protegem o coração do colesterol ruim, outras como a cerveja são diuréticas e podem prevenir disturbios renais...
Então o que vale é o bons senso:
Se você for maior de 18 anos, não for alcoólatra e não for dirigir logo em seguida, pode escolher um ou dois dias da semana para tomar uma taça de vinho, uma tulipa de chopp ou uma latinha de cerveja sem que isso te traga prejuízo para a saúde.
Porém vale lembrar que o perigo está no excesso e na irrespondabilidade.
Como dizia o filósofo: " a diferença entre o remédio e o veneno está na dose".
Valeu pela visita!