domingo, 27 de fevereiro de 2011

Oscar - o peladão mais cobiçado do cinema

Hoje é o grande dia da indústria cinematográfica, a premiação do OSCAR.

Objeto de desejo de qualquer artista envolvido no cinema mundial, tanto os que estão em frente às câmeras, quanto os que trabalham nos bastidores.

A rivalidade com o Globo de Ouro é uma marca crucial. Inclusive chega a produzir absurdos como artistas que ganham o prêmio Globo de Ouro e sequer são indicados para o Oscar, e vice-versa.
Porém, talvez por um marketing massivo, ou talvez por conta do Globo de Ouro não ser televisionado pela TV aberta brasileira, por aqui parece que o Oscar goza de mais popularidade.


Desavenças à parte, nada diminui o valor dessas duas premiações, mas vamos falar do careca dourado peladão segurando uma espada: o Oscar.

Pesando 3,85 Kg, bem distribuídos em um corpo feito de britannium (tipo de liga metálica), banhado em ouro 24 quilates, sobre uma base de mármore preto, o Oscar ganhou este nome, segundo a lenda, quando uma bibliotecária da Academia (Margareth Herrick) disse que a estatueta era parecida com seu tio Oscar - só não consigo imaginar quando foi que ela viu seu tio nú segurando uma espada.

O simbolismo da estatueta é de um cavaleiro medieval, da época das cruzadas, empunhando sua espada - o cavaleiro significa um rolo de filme, com cinco raios (aos seus pés) que representam as cinco áreas originais da Academia: diretores, atores, escritores, produtores e técnicos.

O valor de uma estatueta do Oscar é de aproximadamente US$ 200, levando em consideração somente o material e a manufatura, mas dependendo de quem ganhou o Oscar, o valor pode ir a alturas incomensuráveis - O Oscar de melhor filme consquistado por David O. Selznick pelo filme "E O Vento Levou" foi vendido, em 1999 por 1,5 milhões de dólares.

Para ver como o Oscar é feito, é só assistir ao vídeo abaixo, para aqueles que não entendem inglês (o vídeo está sem legendas), dá prá entender só de ver as imagens:

Nenhum comentário: