segunda-feira, 12 de julho de 2010

Como dizia o velho ditado...

Muitos ditados populares, trovas e expressões, ao serem passados para frente no boca a boca, acabaram se deturpando com o passar do tempo, alguns até perdendo seu sentido original.

Curioso?
Aqui vão alguns deles:

"Quem não tem cão caça com gato"
FAIL!

O correto é: "Quem não tem cão caça COMO gato" - ou seja, caça usando seu próprio instinto, sem ajuda.

"Batatinha quando nasce, se esparrama pelo chão..."
FAIL!

O correto é: "Batatinha quando nasce, ESPALHA A RAMA pelo chão..." - até porque a batata nasce sob a terra, então como poderia se esparramar? Ao contrário de suas ramas que estão sobre o solo e podem se esparramar à vontade.

"Cuspido e Escarrado"
Fail e nojento!

Essa expressão é usada quando queremos dizer que uma pessoa é muito parecida com outra, dizendo por exemplo: "é a cara do pai, cuspido e escarrado". Porém essa perfeição de aparência não é possível através de uma catarrada, mas pode ser perfeitamente obtida se for ESCULPIDO EM CARRARA, um tipo de mármore nobre usado em esculturas.

"Cor de burro quando foge"
Fail e sintoma de daltonismo!

E por acaso burro é camaleão prá mudar de cor quando está fugindo? Óbvio que não, mas se o burrico estiver fugindo na minha direção, não quero ser pisoteado por ele, então CORRO DE BURRO QUANDO FOGE.

Outra possível versão para esta expressão seria COR DE BURRO COM ALFORGE, que são aqueles sacos que ficam pendurados um de cada lado nas ancas de burros e cavalos, mas ainda acho que a explicação acima é mais convincente.

"Quem tem boca vai a Roma"
Controverso...

Tem gente que fala que o correto seria QUEM TEM BOCA VAIA ROMA, usando o verbo vaiar, demonstrando a insatisfação contra os Césares ditadores da antiga Roma.

Porém, este ditado derivaria de outro: "Todos caminhos levam a Roma", fazendo assim todo o sentido. Outro argumento que justificaria essa tese é que em outras línguas existem esse ditado:

Espanhol: "Preguntando se llega a Roma" Italiano: "Chi ha (la) lingua arriva a Roma"
Com base nesse argumento creio que, neste caso, o ditado estaria correto.

Caso meus queridos leitores (sei que tenho no mínimo dois) saibam de mais algum, é só deixar nos comentários que eu atualizo no post.

Nenhum comentário: