quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Como ver o DNA da cebola




Experiência muito legal que dá prá fazer em casa.

Tem mais um monte de experiências legais no canal do Manual do Mundo, vale a pena conferir.
Alunos (principalmente os do segundo ano) que fizerem a experiência, gravarem (pode ser no celular) e me mostrarem os resultados, levam pontinho de participação!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Calvin e a TV












Clica que aumenta!
Alunos já sabem: comentários inteligentes (com nome, número e série) ganham pontos de participação.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Novidades sobre Obesidade

Muito se especula sobre a obesidade no meio científico.
Por que alguns casos são fáceis de se resolver e outros tantos tão difíceis?
Geralmente costuma-se associar obesidade com sedentarismo e alimentação desregrada, outros a associam com problemas metabólicos e hormonais.
Agora, novas descobertas apontam que pode haver ainda outra causa para a obesidade: alguns micro-organismos que vivem em nosso intestino.
(Pânico, gritaria e confusão: "Tenho micróbios no meu intestinoooooo!!!")
Sim, verdade, temos micro-organismos vivendo em nossa flora intestinal, porém eles não são nocivos, pelo contrário, colaboram com a nossa digestão (quem aqui lembra do comensalismo, relação entre seres vivos que a gente já estudou em Biologia?).
O que a nova pesquisa aponta é que, em alguns casos de obesidade,esses micro-organismos trabalham tão bem ao nosso favor, que nos ajudam a absorver mais nutrientes do que uma pessoa normal absorve, e como todo mundo já conhece o básico da nutrição já sabe: tudo o que se come a mais, fica estocado em forma de gordura.
Você pode conferir esse estudo de forma mais completa no site do Instituto Ciência Hoje.

Alunos: antes de comentar, leiam o texto original (aqui) e na hora do comentário, procure relacionar o texto com o que vocês aprenderam em sala de aula.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

As sacolinhas e a mentira ecológica

Fim das sacolas plásticas nos supermercados. A quem favorecerá  essa mentira ecológica?
do leitor Roberto Monico Junior, via e-mail

Originalmente postato em viomundo.com.br

Governos estaduais e várias prefeituras já determinaram que os supermercados, a partir de 2012, não poderão oferecer a sacola plástica a seus clientes. Mas, por trás dessa história existe um lobby, que não é do conhecimento de quem facilmente comprou essa idéia. Eu também desconheço qual seja o lobby, muito menos o lobista, mas ele existe, é bem poderoso e persuasivo.
 
É obvio que a sacola plástica fica no ambiente por muitos anos e  é de difícil degradação, mas não é um poluente perigoso, tóxico e via de regra, vai para os aterros sanitários. Mas vamos aos pontos que demostram a falácia da medida:

Acabar com a sacola plástica nos supermercados e demais comércios, não freará a demanda por esse tipo de produto, que será comprado pela população para acondicionar o lixo doméstico (o povo será penalizado, tirando a sacolinha do próprio bolso) – pois é essa a principal destinação do produto e, a coleta de lixo, pelo que eu saiba, não mudará e voltará para a situação anterior, quando o lixo era entregue à coleta em baldes e latões;

Substituir a sacolinha plástica por caixas de papelão nos supermercados é um tiro no pé da reciclagem de papel – o povo não recebe dos governos equipamentos para depósito de produtos recicláveis nem existe um trabalho de conscientização para a reciclagem, assim, a caixa de papelão vai para a casa do consumidor sem a certeza de reciclagem, com maior risco de se deteriorar e virar simplesmente lixo, o que no supermercado não ocorre nunca;

Substituir a sacolinha plástica por sacos de papel ou caixas de papelão aumentará a demanda por papel e novas plantações de eucalipto surgirão – o eucalipto acaba com a água do solo e degrada a terra agriculturável, avançando sobre as áreas de produção de alimentos;

Fazer diminiuir o lixo jogado nas ruas, inclusive as sacolinhas, é um trabalho de Educação Ambiental e não são elas que causam enchentes, como afirmam governos e meios de comunicação, mas a falta de investimentos, políticas públicas equivocadas e outros fatores que não cabem aqui ser discutidos.

Mesmo que toda a população compre sacolas de pano ou ráfia, ou use o saco de papel ou a caixa de papelão, a demanda por sacolinhas plásticas continuará  firme e forte. Falta resolver a questão do acondicionamento do lixo e por isso essa medida propalada  como ecológica se torna uma falácia total, pois fará aumentar a demanda por papel, truncará a reciclagem desse produto e as sacolinhas continuarão a existir para o armazenamento do lixo. Estranho não!?

E no rastro dessa medida insólita de se acabar com a sacolinha plástica, os governos estaduais e municipais não resolveram a questão da armazenagem do lixo, não fizeram nenhum trabalho de educação ou conscientização para a melhoria ambiental. E o ambiente de fato não vai melhorar, pois será ainda mais pressionado com a medida. Tudo muito estranho.

E mais estranho ainda é que as questões importantes relacionadas à poluição ambiental, as quais realmente devem ser tratadas e resolvidas, não o são. Os rios de São Paulo, por exemplo, continuam sendo os esgotos negros a céu aberto que fazem a Região Metropolitana feder. As chaminés de determinadas empresas, em dias nublados e na calada da noite, jogam intensa fumaça branca nos céus e os órgãos de fiscalização se fingem de mortos. Isso só para começar.

E por último, os penalizados com o fim da sacolinha serão o consumidor e o ambiente. Estranho, não? Para um político, essa seria uma medida impopular que não geraria dividendos políticos, mas eles foram com muita sede ao pote para aprovar o falso fim da sacolinha. Qual será o lobby? Quem será o lobista? Há algo de muito estranho no ar.

Atenção alunos: comentem, dêem suas opiniões, argumentem, concordem, discordem... não se esqueçam de colocar nome, número e série no final do comentário para que eu possa dar um ponto a mais na sua nota de participação.