segunda-feira, 31 de maio de 2010

Como funciona o cinema 3D

O que possibilita a existência do cinema 3D, antes de qualquer coisa, é o fato de cada um dos nossos olhos captar as imagens de ângulos ligeiramente diferentes, quando essas duas imagens são unidas em nosso cérebro, temos a percepção das 3 dimensões.

Só que a tela do cinema exibe sempre uma imagem plana, que nossos olhos captam como tal.
Daí que entram os óculos!

A versão mais antiga (aquela os óculos que têm uma lente de cada cor) fazia com que cada olho captasse uma cor da imagem, que era projetada em duas cores diferentes, ligeiramente deslocadas uma da outra. Até que funcionava, mas você perdia as cores da imagem.
A técnica atual usa a polarização, onde doi projetores sincronizados colocam duas visões respectivas na tela, cada uma com uma diferente polarização. Os óculos permitem que apenas uma das imagens entre em cada olho, porque elas contêm lentes com diferentes polarizações. Essa técnica, além de um resultado mais realista, permite o uso de cores.

Quer saber mais? Visite How Stuf Works (Como As Coisas Funcionam)

terça-feira, 25 de maio de 2010

Pausa para rir no meio da semana


Níquel Náusea - Corrida











tem mais aqui

Pega na Mentira! Especial GRIPE

Virus da gripe (influenza) - representação digital

Mitos e Verdades sobre a gripe

Gripe é diferente de resfriado?

Verdade. “A gripe é causada pelo vírus Influenza e sintomas como febre, cefaléia, tosse e grande mal estar costumam acompanhar o quadro”, explica Dr. César Augusto B. Duarte. Já o resfriado é causado por vários vírus diferentes e os sintomas são dor de garganta, coriza mal estar menos acentuado.

Sair de cabelo molhado pode causar gripe?

Mito. A princípio o cabelo molhado não influencia para se contrair gripe.

Tomar sorvete ou líquidos gelados contribui para dor de garganta e gripe?

Mito. Não há nenhuma relação cientifica que comprove. Porém é importante a auto-observação. É preciso diferenciar um resfriado de uma manifestação alérgica.

Remédios fabricados especificamente para a gripe são eficazes?

Em partes. Remédios para a gripe aliviam os sintomas, mas não curam. A infecção viral pode ser evitada através da vacinação contra a gripe antes de ficar doente.

Misturas caseiras como chás, mel e alho curam a gripe?

Mito. Assim como os remédios, elas causam apenas alívio dos sintomas e mais conforto, mas não curam.

Tossir quando estamos gripados faz bem?

Verdade. Quando a tosse estiver eliminando catarro purulento, ela não deve ser inibida, pois é uma forma de se livrar deste. Em casos de tosse seca, deve-se procurar diagnóstico adequado e, se necessário, fazer uso de substâncias para impedi-la.

Em resumo: o que faz você pegar gripe ou resfriado é o contato com os vírus que os causam, portanto prevenir é o melhor remédio para não passar o inverno sob o cobertor assoando o nariz.

Fonte: expressa comunicação

segunda-feira, 17 de maio de 2010

17 de Maio - Dia Internacional Contra Homofobia

O Dia Internacional contra a Homofobia é festejado em 17 de maio. A data foi escolhida lembrando a exclusão da Homosexualidade da Classificação Estatística Internacional de doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 17 de maio de 1990, oficialmente declarada em 1992.

Devido ao tabu que cercava a homosexualidade até pouco tempo, estudos mais sérios acerca deste tema são muito recentes, e ainda estão em andamento, portanto nada está definido sobre o que é a homossexualidade e sua origem, mas já sabemos muito bem o que ela NÃO É:

NÃO É DOENÇA

NÃO É FALTA DE CARÁTER

NÃO É PROBLEMA PSICOLÓGICO

NÃO É OPÇÃO

NÃO É PERVERSÃO

Se quiser entender um pouco mais, veja o vídeo abaixo:


sexta-feira, 14 de maio de 2010

Virada Cultural 2010



Imperdível!
Das 18hs do sábado até as 18hs do domingo, 24hs ininterruptas de programação cultural.
Tem de tudo: música, teatro, dança, universo geek, cinema, tatoo... é só juntar a galera, escolher o que quer curtir e aproveitar.

Faça sua agenda no site da programação da Virada Cultural

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Dúvida Cruel:

Ovos om duas gemas geram dois pintinhos?


Essa dúvida surgiu hoje durante uma explicação sobre os seres ovíparos.

Uma de minhas alunas falou que quando ocorrem duas gemas nenhuma delas vinga.

Como eu não sabia a resposta de imediado fiz o que todo bom curioso faz: pesquisei, e no site da Mundo Estranho enconrei a explicação mais completa e coerente que reproduzo abaixo:

"Em tese, ovos com duas gemas poderiam gerar dois pintinhos, mas o que se vê na prática é que nenhum dos dois sobrevive. Isso acontece porque a câmara de ar dentro do ovo - essencial para completar o ciclo pulmonar dos pintinhos - é pequena demais para os dois. 'Como nessa câmara só há espaço para a cabeça de um deles, em 99% dos casos os dois acabam morrendo', afirma o zootecnista Edvaldo Garcia, da Unesp.

A tal câmara de ar é um espaço entre a membrana que reveste internamente a casca do ovo e outra membrana que envolve o pintinho. Na fase final do seu desenvolvimento, o filhote usa o bico para furar a película que o protege e passa a respirar o oxigênio existente na câmara. A dupla gestação é resultado de uma irregularidade do ciclo hormonal das galinhas. O órgão reprodutor das aves tem formato parecido com um funil. A gema, onde está o óvulo, solta-se do ovário e cai no "funil", onde encontra a clara. Quando a irregularidade hormonal ocorre, duas gemas são liberadas pelo ovário.

Na parte final do órgão reprodutor, gema e clara são embaladas pela casca, formando então o ovo."

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Sistema Imunológico

Vídeo muito legal sobre o sistema imunológico, em vinte minutinho ele dá conta das principais coisas que é preciso saber sobre o sistema de defesa do nosso organismo.
Para quem não viu, uma ótima oportunidade, para quem já viu e quiser ver de novo, fique à vontade:






segunda-feira, 3 de maio de 2010

Ciclo da Água na Natureza


Essa é para a garotada da quinta série.

Para o pessoal do ensino médio tem o esquema do ciclo longo também:


Sei que vocês têm a ilustração do ciclo hidrológico no carderno da atividades, mas achei este site com uma animação bem legal, e totalmente interativo, onde vocês podem explorar melhor cada estágio do ciclo.
Para quem não tem banda larga pode demorar um pouco para carregar o site, mas a espera vale à pena.

Clique no link abaixo e divirta-se:

Ciclo da Água

domingo, 2 de maio de 2010

Ciclo do Nitrogênio na Natureza

Bom, pessoal, por enquanto este é o último ciclo biogemoquímico que veremos.
É o mais complicadinho dos três que estudamos até agora, mas nada que um pouco de sinapses a mais não dêem conta.
Já sabem, é só clicar na imagem, ampliar, imprimir e colar no caderno:

sábado, 1 de maio de 2010

Dia do Trabalho - Aproveite

No dia do trabalho (que por ironia do destino caiu em um sábado...nem prá ser feriadão...) deixo minha homenagem em forma de uma galeria de gatos:

Para visualizar é só clicar na foto

Pega na Mentira!

Tomar coca-cola com menthos provoca uma explosão no estômago?

Essa todo mundo sabe que é mentira, mas a explicação de como a explosão ocorre no contato do menthos com a coca-cola é bem interessante:

As balas de Mentos provocam uma pequena revolução na garrafa: em contato com o refri, as balas aumentam a quantidade de gás e provocam o surgimento de bolhas grandes, que tendem a escapar na forma de um jato explosivo. Vale dizer que, como se trata de um fenômeno recente, as explicações científicas variam e não há consenso entre os estudiosos sobre as causas do jato. Para explicar a explosão, ouvimos um químico e um físico, que concordam em um ponto: o equilíbrio entre o gás e o líquido nos refrigerantes é facilmente quebrável. "Se você pegar um pedaço de gelo e jogar na Coca, também vão se formar bolhas em torno dele. Qualquer coisa que quebre a homogeneidade do sistema gás-líquido provoca uma saída de gás", diz o químico João Usberco. Mas por que só com o Mentos a coisa bomba pra valer? Mais densa que o refri, a bala vai direto para o fundo da garrafa quando jogada lá dentro. Além disso, o Mentos tem ácido cítrico - o mesmo do limão -, que tende a aumentar a formação de gás carbônico. Outro fator é a superfície irregular da bala - vista pelo microscópio, ela apresenta buracos minúsculos. E, quanto mais irregular uma superfície, maior a tendência de provocar bolhas. E a Coca Light, apesar de ter se consagrado na internet como o refri ideal para essa bomba nojenta, não é a única bebida que provoca o jato. Nossa experiência com guaraná e soda também deu certo, mas a Fanta deixou a desejar... Na teoria, isso pode acontecer com qualquer refrigerante, especialmente nos diet e light. Por ser mais denso por causa do açúcar, o refrigerante normal retém a expansão do gás carbônico. No refri diet, que não leva açúcar na fórmula, as bolhas têm mais liberdade para se movimentar.

Essas informações peguei lá no Mundo Estranho, no site tem também a receita para fazer sua própria bomba de menthos e diet coke.