quarta-feira, 31 de março de 2010

Pausa para rir no meio da semana...

Laerte


Conheça outras tirinhas AQUI

terça-feira, 30 de março de 2010

H1N1 - Vacine-se

Fique esperto para não ficar doente.
Já está rolando a vacinação para a gripe A - H1N1, veja abaixo a tabela com as datas para cada um dos grupos de risco:


Mais informações no Portal da Saúde

Páscoa prá que te quero...


A Páscoa, como muitos outros feriados cristãos, incorporou muitos símbolos pagãos, como forma de se fazer mais aceitável aos cidadãos daquela época, que ainda estavam aderindo ao cristianismo.

Por coincidir com o equinócio da primavera que era comemorado com festividades onde celebravam a fertilidade, a Páscoa acabou tomando para si os símbolos dessa celebrações, que eram o coelho (que nem precisa justificar porque simboliza a fertilidade) e o ovo (que é a origem de toda vida).

A troca de ovos pintados já era um costume comum nas festividades do equinócio da primavera, muito antes da era cristã.

Na idade moderna, confeiteiros franceses (sempre eles...) lançaram a moda de esvaziar os ovos de seu conteúdo (clara e gema) e recheá-los de chocolate, para depois pintá-los. Um tempo depois, já no séc. XIX, com o avanço das técnicas de confeitaria, os ovos passaram a serem fabricados totalmente de chocolate.

No meio dessa mistureba toda de simbolismos cristãos, judeus e pagãos, para alguém inventar que um coelho trazia os ovos de Páscoa fui um pulo (com o perdão do trocadilho), graças a essa crença até hoje tem muita criança que cresce acreditando que coelho bota ovo...

domingo, 28 de março de 2010

Pega na Mentira!


Os pelos nascem mais grossos quando depilados com lâmina (gillette)?


Não... Depois que se raspa o pêlo, ele volta a crescer com a mesma espessura de antes, já que, com o a lâmina não se arranca o bulbo do pêlo, que determina seu diâmetro. Ficamos com essa impressão porque o pêlo é cortado rente à pele, justamente no local em que ele é mais grosso - do bulbo à ponta, o pêlo só afina. "É a mesma coisa que acontece com a grama: quando cortamos, ela fica mais espetada, mas não significa que está mais grossa", diz a dermatologista Jane Tomimori Yamashita, professora da Unifesp. Isso vale para todos os pêlos do corpo (incluindo os cabelos), em ambos os sexos. No caso das meninas que usam métodos de depilação que arrancam pêlo com a raiz, o que pode acontecer é o fio renascer mais fino do que o original. "Quando o aparelho arranca o pêlo, ele leva parte do bulbo e com isso o diâmetro diminui", afirma Jane. Mesmo nesse caso, as células responsáveis pela multiplicação do pêlo seguem vivas e, se ele não for arrancado novamente, logo sua espessura se estabilizará. Outra falsa impressão comum é que o pêlo cresce mais rápido quando é cortado. Na verdade, a velocidade de crescimento independe do número de vezes que foi cortado, a não ser que, em vez de cortado, ele perca o bulbo. Nesse caso, ele demora mais para crescer, porque precisa recompor sua raiz, que fica de 1 a 2 milímetros abaixo da pele

A informação veio da revista mundo estranho

sábado, 27 de março de 2010

É hoje!!!



Só pra reforçar o lembrete.

Hoje às 20:30 apague suas luzes e tire tudo da tomada, em apoio ao nosso planeta.

Mas é bom que não pare por aqui, lembre-se de reciclar seu lixo, não desperdiçar energia, economizar água, sempre que possível trocar o transporte individual pelo coletivo... enfim, lembrar-se que o mundo não gira em torno de seu umbigo, e sabendo usar, não vai faltar.

Aproveite a ocasião para um jantar romântico à luz de velas.

sexta-feira, 26 de março de 2010

terça-feira, 23 de março de 2010

A Nova Pirâmide Alimentar




As coisas mudam, e a cada nova descoberta da ciência corremos atrás de nos adaptarmos ás novidades.

Não é bem uma novidade, mas a pirâmide alimentar que conhecíamos mudou já faz um tempo, e a nova está bem mais completa.

Essa mudança partiu do princípio de que hoje é sabido que nem todo carboidrato é santinha e nem toda gordura é o capeta em forma de lipídio.
Os carboidratos ainda estão na base da pirâmide, mas agora vemos uma ênfase nos carboidratos integrais (pão, farinha, arroz em sua forma integral), enquanto os refinados e com alta concentração de amido foram jogados para o topo da pirâmide, em companhia dos doces e açúcares.

Salvaram do balaio das gorduras o azeite e demais óleos vegetais, passando a figuram também na base, sendo recomendado seu consumo diário (mas fique de olho nas calorias).

Também observamos que ao pé da pirâmide temos estimulado o consumo de água e a prática de exercícios, afinal de nada adianta uma dieta exemplar se você leva uma vida sedentária.

Outra mudança significativa é quanto à carne vermelha, rica em gordura saturada em sua maioria, que saiu do grupo das proteínas saudáveis e agora faz companhia para as demais gorduras saturadas.

Para conferir a nova configuração da pirâmide alimentar é só clicar na imagem acima para obtê-la em alta resolução.

Se quiser saber mais, pode consultar a fonte dessa matéria no site da Scientific American Brasil

Hora do Planeta


É neste sábado!

Apague as luzes, tire tudo da tomada, aproveite para colocar a conversa em dia com a família.

Dia 27 de Março às 20:30 é a hora do planeta, a proposta do movimento é não utilizar energia elétrica por um período de uma hora.

É uma hora para você, mas para o Planeta são milhões de quilowatts economizados.

Para maiores informações acesse o site oficial da campanha:

http://www.horadoplaneta.org.br/

http://www.youtube.com/watch?v=XZroK9LPtqA

Boas Vindas




Está estreando hoje o blog Gato Curioso.


Se um dia a curiosidade matou o gato, aqui ela não lhe será prejudicial.

Ao contrário, neste blog a curiosidade vai salvar o Gato da ignorância.


Este blog nasceu de duas paixões minhas: gatos e ciências.



Portanto o que vocês leitor encontrará por aqui é uma mistureba danada de ciências, artes, curiosidades, ecologia, ativismo... enfim, tudo o que me der na telha e for relevante por algum motivo.





Se você está curioso, não morra, acesse o blog e mate a curiosidade que te aflige.